quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Os melhores livros que eu li esse ano!

Sobre Livros!
      Esse ano (2017), eu li alguns livros bons e outros que não são tão bons assim, essa lista vai ser apenas dos melhores livros que li nesse ano que passou, começando pelo ultimo lugar e indo até o primeiro.

12º Lugar: O Xango de Baker Street (Jô Soares)
     Mesmo esse livro sendo mais antigo do que outro de seus livros (As Esganadas), ele não é capaz de superar o outro, mesmo com seu humor acido e com sua sátira a um dos personagens mais famosos do mundo dos detetives esse livro tem alguns pontos que não me agradaram tanto, por isso ele fica com a última colocação da lista, mas ainda sim é uma grande forma de se passar o tempo.

11º Lugar: A Metamorfose (Franz Kafka)
     Esse é um daqueles livros que voce tem em uma lista de livros clássicos e na maioria das vezes eles são apenas meio chatos e com alguma coisa que chamasse atenção na época. Mas o livro de Franz Kafka não é assim, eu não me diverti lendo ele, mas ele foi extremamente pesado, a historia de uma maneira ou de outra me envolveu, por sua simplicidade e pelo peso que ela trás, uma historia amarga, pelo menos para mim, que vai fazer com que se pense.

10º Lugar: Viva para Contar (Lisa Gardner)
     Eu nunca tinha ouvido falar da autora, mas quando ganhei o livro e comecei a ler, eu realmente me impressionei, é um livro grande, mas apesar de grande é muito bom em prender a atenção do leitor, tanto a temática investigativa quanto o plano de fundo do livro me interessavam, por isso eu praticamente devorei essa maravilha.

09º Lugar: Tudo é Eventual (Stephen King)
     Não tem muito o que falar sobre o rei, uma coletânea de historias, algumas simplesmente incríveis, as piores historias ganham de alguns livros com facilidade. O primeiro conto é simplesmente impossível de parar de ler, não que a obra inteira como um todo seja magistral, até porque existem outros 8 livros que eu li só esse ano que estão na frente, mas dentre muitos livros esse se destaca. Além disso é possível voltar a ler mais sobre Roland, personagem da Torre Negra, que nesse livro tem um conto.

08º Lugar: Mistérios (Isaac Asimov)
     Eu comprei esse livro em um sebo, simplesmente porque tinha o nome do titio Asimov, esse parece ter sido o ano dos livros de contos, esse foi mais um. Asimov com sua maneira de misturar ciência com ficção entrega um livro incrível, com alguns contos divertidos, inclusive contos de investigação, onde teríamos fatores da ciência, física e etc. usados para resolver crimes com a pura lógica.

     07º Lugar: O Oceano no Fim do Caminho (Neil Gaiman)
     O autor de Sandman era isso o que Neil Gaiman era para mim antes de ler esse livro, o autor consegue escrever um historia complicadíssima de ser explicada e conduz o leitor e o personagem principal que também esta confuso e conforme o personagem aprende alguma coisa, nós também aprendemos. Esse livro é bem fácil de ser lido, bem leve, uma historia para crianças e adolescentes, que tem magia e uma suavidade que conseguem colaborar.
     Um livro que foi uma surpresa, completamente diferente do tom que Sandman tinha passado, é leve e bom de se ler.

     06º Lugar: O Pastor (Frederick Forsyth)
     O livro digno ao 6º lugar tem apenas 70 paginas, mas foi algo que me encantou com sua simplicidade e com sua forma de narrar uma historia boa em poucas paginas e ainda dividi-las com imagens.
     Apesar de pequeno ele ganha dos anteriores e de outros livros, inclusive o do Chacal do mesmo autor, que se torna monótono em sua narrativa.

     Antes do Top Five, uma menção honrosa, a alguns livros que foram lidos esse ano, mas não foram páreo para os doze escolhidos:
 -O Quadribol Através dos Séculos (J. K. Rowlling). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/o-quadribol-atraves-dos-seculos-j-k.html
 -O Salmão da Dúvida (Douglas Adams). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/o-salmao-da-duvida-douglas-adams.html
 -Arco-Íris de Nove Cores (Any Palin). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/arco-iris-de-nove-cores-any-palin.html
 -Love: A Historia de Lisey (Stephen King). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/love-historia-de-lisey-stephen-king.html
 -A Garota no Trem (Paula Hawkins). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/a-garota-no-trem-paula-hawkins.html

     Agora com vocês os Cinco melhores do Ano!
     05º Lugar: Ozob (Leonel Caldela e Azaghal)
     Esse livro foi o único que me deixou apreensivo dessa lista, eu não sabia se ele era realmente bom ou se era marketing, ou apenas por ser para pessoas que são fãs ele se tornava bom por eles já estarem imersos na historia. Isso posto o livro é bom e eu posso ser tendencioso por ser fã, mas eu gostei demais da descrição do cenário futurístico feito pelos autores (Caldela é o principal a montar toda a narração, tendo alguns trechos e pontos alterados pelo Azaghal), isso me fez ficar fã do Leonel Caldela, porque esse era o primeiro de seus livros que eu lia. Enfim, um merecido 5º para o replicante albino.

     04º Lugar: Caixa de Pássaros (Josh Malerman)
     Aqui está o livro de horror / terror psicológico do ano, indiscutivelmente o melhor dessa lista nesse quesito. E ele não faz o que eu pensei que ele faria e estragaria o final. Ele não te da um final obvio até você estar no final. Ele não vai deixar você parar de ler até descobrir, ou ler só mais um pouquinho. Um livro realmente cativante, um livro ótimo, um livro que eu super recomendo.

     03º Lugar: A Trilogia dos Espinhos (Mark Lawrence)
     Ok, eu disse que seriam 12, mas esse é uma trilogia, mas não da mais para separar uma historia da outra, é simplesmente muito boa. A historia é extremamente forte no sentido de te levar e faz com que você fique viciado. Excelente para coleções e para presentear alguém nesse clima de final de ano.


     02º Lugar: Deuses Americanos (Neil Gaiman)
     Outro livro que me surpreendeu bastante e eu basicamente devorei ele,com uma leveza para contar uma historia complicada o livro pouco a pouco te informa mais e mais sobre essa historia e o desenrolar dela. Apesar de sangrento e com algumas descrições peculiares, o livro é muito bom, em um nível que te prende e faz com que você goste dos personagens e queira ler mais e mais sobre eles.
     O segundo de Neil Gaiman na lista desse ano, mas o cara é fera!

     01º Lugar: Mundo Sem Fim (Ken Follet)
     Fazia tempo que um livro me fazia odiar os vilões, e eu odiei alguns, porque ele é muito próximo ao nosso mundo, pode ser que você identifique características de alguns personagens em pessoas.
     Apesar de ser uma espécie de continuação de “Os Pilares da Terra” esse livro para mim foi melhor e você não precisa ler o primeiro para ler esse. Apesar que esse livro é grande, em dois volumes ele se divide em paginas e paginas de historia dos personagens através do tempo e foi sem duvida a melhor coisa que li nesse ano.


        Ótimas festa e peça esses livros de presente!

Deuses Americanos – Neil Gaiman

Sobre Livros!

     Esse livro é sensacional, ainda mais se você gostar de mitologia, ele apresenta uma visão particular do autor sobre os deuses antigos nos dias de hoje e sobre como são cultuados os novos deuses. Um livro excelente, fácil de ler e fácil de se apegar. Infelizmente o defeito dele é que ele tem fim.
     Não deixe de ler esse livro, vai por mim, você não vai se arrepender.

     Leia esse livro antes de morrer! (Selo de qualidade Romulo) 

Caixa de Pássaros: Não abra os olhos – Josh Malerman

Sobre Livros!

     Um puta de um livro, aqueles que te deixa com sensação de quero mais conforme você avança, intercalando o presente e o passado ele te da a historia que esta prestes a narrar do passado nos primeiros capítulos, mas você não se importa, você quer saber, quer ler mais, mas esse livro simplesmente é incrível. Um livro de terror que não é tão aterrorizante, um suspense, que é carregado de suspense. Se você não tem esse livro ainda, e gosta do gênero de terror e suspense já coloque ele na sua lista de presentes!
     Não deixe de ler esse livro, vai por mim, você não vai se arrepender.

     Leia esse livro antes de morrer! (Selo de qualidade Romulo) 

Ozob: Protocolo Molotov – Leonel Caldela e Azaghal

Sobre Livros!

     O replicante albino e sem nariz mais ranzinza que você já viu. Ozob sem duvida é um livro bem escrito com um cenário futurístico de uma terra desolada e governada por industrias muito bem descrito, fãs de fantasia futurísticas deveriam comprar esse livro, que faz referencia também aos anos 80. O livro que me fez virar um fã do Leonel Caldela e colocar todos os livros que ele escreveu na minha lista de desejados. E para todos os fãs do Jovem Nerd, esse é um livraço, que vale a pena e que não é como eu pensava (me desculpem por isso) pura mídia.

     Leia esse livro antes de morrer! (Selo de qualidade Romulo) 

A Garota No Trem – Paula Hawkins

Sobre Livros!

     É um bom livro no começo, que da uma patinada no meio e segue dando uma patinadinha. No entanto não é um livro ruim, na verdade em alguns pontos é tão empolgante que é impossível deixar de lê-lo, um livro pra colecionador nenhum deixar de ter, é em sua maneira bom e tem uma historia fácil de ser lida e compreendida.
     O livro não deve deixar de ser lido se você gosta de um suspense psicológico, ele é muito dinâmico e pode levar você madrugada a fora lendo.

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo)

Love: A Historia de Lisey – Stephen King

Sobre Livros!

     Não é um dos melhores que eu já li, a historia só engata da metade para frente, mas assim que engata é o velho Stephen King, uma historia longa que no começo parece nem ser sobre terror e sim sobre perda, saudade e solidão, tomando um contorno de loucura e ai sim sobre terror / horror e suspense.
     De alguma forma esse livro é bom, apesar do começo e se você quiser tê-lo em sua coleção de Stephen King ele pode ser um bom passatempo.

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo) 


Arco-Íris de Nove Cores – Any Palin

Sobre Livros!

     Um livro bom e leve, fácil de ler, rápido de ler, um bom passatempo. A autora descreve os percalços de sua historia, com os amigos, família e doença. Simplesmente uma historia de superação, de ver o lado melhor das coisas, de viver, uma historias encantadora.
     Esse livro pode facilmente estar em qualquer coleção, alem de ser um livro que motiva para conseguir coisas melhores. Um livro fofinho... Xp

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo) 

O Salmão da Dúvida – Douglas Adams

Sobre Livros!

     Esse é um livro que não é tão bom quanto os outros que li do Douglas Adams, mas é um amontoado de textos de uma mente inquieta que tinha diversas idéias, com isso o livro é interessante para matar um pouco da saudade do cara que fez o dia 25 de Maio ser conhecido como dia da Toalha ou dia do Orgulho Nerd.
     Sem sombra de duvidas, o salmão foi compilado e não pode ser finalizado por Douglas Adams, então algo da sua genialidade é perdida em alguns textos que não são tão legais assim, mas ainda sim existem alguns que revelam uma genialidade por trás dos textos de Adams. É um bom adendo para qualquer coleção.

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo) 

O Quadribol Através dos Séculos – J. K. Rowlling

Sobre Livros!

     Esse livro é para os fãs de Harry Potter, é um pequeno Spin-Off sobre a historia do esporte dos bruxos, com um intuito nobre de ajudar a Comic Relief. O livro é tratado como uma copia da própria biblioteca de Hogwarts, com alguns estudantes que o leram. Também é divertido e tem uma forma mas descontraída do que o próprio Harry Potter, devido ao seu ar de jornal.
     Vale a pena ler como um passa-tempo e para os fãs do bruxo é um importante item na coleção

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo)

O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman

Sobre Livros!

     Era só um lago, mas para ela era um Oceano. Com uma idéia assim o livro começa dando a impressão de que crianças imaginam as coisas mesmo e que elas são capazes de inventar coisas, nessa pegada eu esperava que o livro fosse seguir esse tom. Me enganei.
     O Oceano no Fim do Caminho me pegou desprevenido, não esperava uma historia tão rica e tão boa da forma que ela foi feita. É um livro excepcional, digno de qualquer biblioteca, leve para ser lido por crianças e adolescentes.

     Leia esse livro antes de morrer! (Selo de qualidade Romulo) 

Mistérios – Isaac Asimov

Sobre Livros!

     Isaac Asimov acabou caindo no meu gosto, apenas com 2 livros lidos antes, eu encontrei esse enquanto peregrinava em um sebo, ele não estava em nenhuma das minhas listas, mas ele tinha o nome do autor, então eu tinha de comprá-lo, sorte que comprei.
     Esse livro mistura como o nome diz mistérios com a ficção e resolução cientifica que Asimov é tão bom em descrever, por vezes temos um personagem que consegue através de dedução e eliminação recolher informações para chegar até o culpado do caso.
     O livro trás alguns contos e vale a pena ser lido, arriscando até dizer que qualquer um deveria ter um desse em sua coleção.

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo)

Tudo é Eventual – Stephen King

Sobre Livros!

     Uma coletânea de contos, sendo o primeiro deles um soco na cara de angustia. O livro é recheado com alguns contos muito bons, e outros que não são tão bons assim, mas ainda sim são melhores do que alguns livros inteiros.
     Stephen King também trás nesse livro um membro do Ka-Tet da rosa, Roland, o pistoleiro, com um conto intitulado “As Irmãzinhas de Eluria”. Não são muitos contos que são grandes e ótimos, mas em sua maioria o livro funciona bem e pode ser uma rica peça para um colecionador de Stephen King.

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo) 

Viva para Contar – Lisa Gardner

Sobre Livros!

     Um livro e uma autora que eu nunca tinha ouvido, nem lido sobre, não que eu pesquise muito sobre autores que aparecem, mas essa foi uma daquelas surpresas boas, eu ganhei esse livro e acabei me interessando pelo plano de fundo e por ser uma historia de investigação, mesmo eu descobrindo depois se tratar da 4ª aventura da detetive, o livro não precisa que você leia os anteriores para que entenda esse.
     Um livro muito bom, capaz de prender o leitor por horas, principalmente um que goste de livros de investigações á lá Agatha Christie, só que com uma apresentação mais atual, com toda a tecnologia dos dias de hoje.

     Leia esse livro se quiser! (Selo de qualidade Romulo) 

A Metamorfose – Franz Kafka

Sobre Livros!

     Esse livro estava em uma lista de clássicos que eu precisava ler, juntamente com diversos outros livros, essa é uma indicação de fóruns e outros lugares que dizem que você precisa ler esse livro.
     “Tá, mas o que tem de bom?” você pode estar se perguntando isso e eu vou dizer, primeiro a historia é simples, nada de textos extremamente difíceis de serem lidos, simplesmente porque tudo se passa basicamente em uma casa.
     Segundo ponto, um livro daqueles que você vai ruminar depois que ler, um livro que te pega de guarda baixa, pelo menos me pegou desprevenido, não pensava que iria pensar nele depois de ler, pensei e agora consigo entender o porque ele esta em algumas listas.

     Leia esse livro antes de morrer! (Selo de qualidade Romulo) 

O Xangô de Baker Street – Jô Soares

Sobre Livros!
     

    Esse foi o segundo livro do Jô que eu li, esse imortal da academia de letras Brasileira.
   Esse livro trás um humor acido, cenas bem descritas e uma comedia com um dos maiores detetives da literatura (atrás do Poroit, claro), Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro Watson, em uma aventura nas terras tupiniquins do Brasil.
    O livro não é tão longo, nem mesmo monótono, tem trechos engraçados e algumas partes que são mais agressivas com cenas bem descritivas de crimes.
     O livro é bom e fácil de ler, alem de ter uma leveza e citar alguns personagens históricos que viviam na época.
     Livro bom para se ter e bom para ler, vale a pena comprar em algum sebo por ai.

     Leia se quiser! 

Sobre se transmutar!

     Esse texto começa com um trecho da banda Síntese, com uma musica chamada Alvorada “Observe que a vida é renascer de quando em quando...