quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Os melhores livros que eu li esse ano!

Sobre Livros!
      Esse ano (2017), eu li alguns livros bons e outros que não são tão bons assim, essa lista vai ser apenas dos melhores livros que li nesse ano que passou, começando pelo ultimo lugar e indo até o primeiro.

12º Lugar: O Xango de Baker Street (Jô Soares)
     Mesmo esse livro sendo mais antigo do que outro de seus livros (As Esganadas), ele não é capaz de superar o outro, mesmo com seu humor acido e com sua sátira a um dos personagens mais famosos do mundo dos detetives esse livro tem alguns pontos que não me agradaram tanto, por isso ele fica com a última colocação da lista, mas ainda sim é uma grande forma de se passar o tempo.

11º Lugar: A Metamorfose (Franz Kafka)
     Esse é um daqueles livros que voce tem em uma lista de livros clássicos e na maioria das vezes eles são apenas meio chatos e com alguma coisa que chamasse atenção na época. Mas o livro de Franz Kafka não é assim, eu não me diverti lendo ele, mas ele foi extremamente pesado, a historia de uma maneira ou de outra me envolveu, por sua simplicidade e pelo peso que ela trás, uma historia amarga, pelo menos para mim, que vai fazer com que se pense.

10º Lugar: Viva para Contar (Lisa Gardner)
     Eu nunca tinha ouvido falar da autora, mas quando ganhei o livro e comecei a ler, eu realmente me impressionei, é um livro grande, mas apesar de grande é muito bom em prender a atenção do leitor, tanto a temática investigativa quanto o plano de fundo do livro me interessavam, por isso eu praticamente devorei essa maravilha.

09º Lugar: Tudo é Eventual (Stephen King)
     Não tem muito o que falar sobre o rei, uma coletânea de historias, algumas simplesmente incríveis, as piores historias ganham de alguns livros com facilidade. O primeiro conto é simplesmente impossível de parar de ler, não que a obra inteira como um todo seja magistral, até porque existem outros 8 livros que eu li só esse ano que estão na frente, mas dentre muitos livros esse se destaca. Além disso é possível voltar a ler mais sobre Roland, personagem da Torre Negra, que nesse livro tem um conto.

08º Lugar: Mistérios (Isaac Asimov)
     Eu comprei esse livro em um sebo, simplesmente porque tinha o nome do titio Asimov, esse parece ter sido o ano dos livros de contos, esse foi mais um. Asimov com sua maneira de misturar ciência com ficção entrega um livro incrível, com alguns contos divertidos, inclusive contos de investigação, onde teríamos fatores da ciência, física e etc. usados para resolver crimes com a pura lógica.

     07º Lugar: O Oceano no Fim do Caminho (Neil Gaiman)
     O autor de Sandman era isso o que Neil Gaiman era para mim antes de ler esse livro, o autor consegue escrever um historia complicadíssima de ser explicada e conduz o leitor e o personagem principal que também esta confuso e conforme o personagem aprende alguma coisa, nós também aprendemos. Esse livro é bem fácil de ser lido, bem leve, uma historia para crianças e adolescentes, que tem magia e uma suavidade que conseguem colaborar.
     Um livro que foi uma surpresa, completamente diferente do tom que Sandman tinha passado, é leve e bom de se ler.

     06º Lugar: O Pastor (Frederick Forsyth)
     O livro digno ao 6º lugar tem apenas 70 paginas, mas foi algo que me encantou com sua simplicidade e com sua forma de narrar uma historia boa em poucas paginas e ainda dividi-las com imagens.
     Apesar de pequeno ele ganha dos anteriores e de outros livros, inclusive o do Chacal do mesmo autor, que se torna monótono em sua narrativa.

     Antes do Top Five, uma menção honrosa, a alguns livros que foram lidos esse ano, mas não foram páreo para os doze escolhidos:
 -O Quadribol Através dos Séculos (J. K. Rowlling). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/o-quadribol-atraves-dos-seculos-j-k.html
 -O Salmão da Dúvida (Douglas Adams). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/o-salmao-da-duvida-douglas-adams.html
 -Arco-Íris de Nove Cores (Any Palin). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/arco-iris-de-nove-cores-any-palin.html
 -Love: A Historia de Lisey (Stephen King). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/love-historia-de-lisey-stephen-king.html
 -A Garota no Trem (Paula Hawkins). Mais sobre ele: http://daymadness.blogspot.com.br/2017/12/a-garota-no-trem-paula-hawkins.html

     Agora com vocês os Cinco melhores do Ano!
     05º Lugar: Ozob (Leonel Caldela e Azaghal)
     Esse livro foi o único que me deixou apreensivo dessa lista, eu não sabia se ele era realmente bom ou se era marketing, ou apenas por ser para pessoas que são fãs ele se tornava bom por eles já estarem imersos na historia. Isso posto o livro é bom e eu posso ser tendencioso por ser fã, mas eu gostei demais da descrição do cenário futurístico feito pelos autores (Caldela é o principal a montar toda a narração, tendo alguns trechos e pontos alterados pelo Azaghal), isso me fez ficar fã do Leonel Caldela, porque esse era o primeiro de seus livros que eu lia. Enfim, um merecido 5º para o replicante albino.

     04º Lugar: Caixa de Pássaros (Josh Malerman)
     Aqui está o livro de horror / terror psicológico do ano, indiscutivelmente o melhor dessa lista nesse quesito. E ele não faz o que eu pensei que ele faria e estragaria o final. Ele não te da um final obvio até você estar no final. Ele não vai deixar você parar de ler até descobrir, ou ler só mais um pouquinho. Um livro realmente cativante, um livro ótimo, um livro que eu super recomendo.

     03º Lugar: A Trilogia dos Espinhos (Mark Lawrence)
     Ok, eu disse que seriam 12, mas esse é uma trilogia, mas não da mais para separar uma historia da outra, é simplesmente muito boa. A historia é extremamente forte no sentido de te levar e faz com que você fique viciado. Excelente para coleções e para presentear alguém nesse clima de final de ano.


     02º Lugar: Deuses Americanos (Neil Gaiman)
     Outro livro que me surpreendeu bastante e eu basicamente devorei ele,com uma leveza para contar uma historia complicada o livro pouco a pouco te informa mais e mais sobre essa historia e o desenrolar dela. Apesar de sangrento e com algumas descrições peculiares, o livro é muito bom, em um nível que te prende e faz com que você goste dos personagens e queira ler mais e mais sobre eles.
     O segundo de Neil Gaiman na lista desse ano, mas o cara é fera!

     01º Lugar: Mundo Sem Fim (Ken Follet)
     Fazia tempo que um livro me fazia odiar os vilões, e eu odiei alguns, porque ele é muito próximo ao nosso mundo, pode ser que você identifique características de alguns personagens em pessoas.
     Apesar de ser uma espécie de continuação de “Os Pilares da Terra” esse livro para mim foi melhor e você não precisa ler o primeiro para ler esse. Apesar que esse livro é grande, em dois volumes ele se divide em paginas e paginas de historia dos personagens através do tempo e foi sem duvida a melhor coisa que li nesse ano.


        Ótimas festa e peça esses livros de presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre se transmutar!

     Esse texto começa com um trecho da banda Síntese, com uma musica chamada Alvorada “Observe que a vida é renascer de quando em quando...